quinta-feira, 22 de setembro de 2016

A Primavera chegou!!!

Entenda como procede a mudança de estação.




Olá... Tudo bem com vocês??
Hoje entramos na minha estação do ano preferida.A natureza ganha mais cores,a vida se renova,a temperatura fica amena ou seja Primavera é vida rsrs.Sim eu amooo a Primavera.
Eu estava incomodadissima com as pessoas anunciando a primavera antes de fato ela se iniciar. Toda pesquisa que fazia me dizia que amanhã dia 23/09 é que ela se iniciaria até que hoje através da TV vi que não ,que seria hoje seu início.
Então fui pesquisar e encontrei essa matéria bem esclarecedora.
Vamos lá...

Todos os anos, no dia 23 de setembro, tem-se oficialmente declarado o início da Primavera, uma das quatro estações do ano. Mas, nessa data, é primavera apenas no Hemisfério Sul, pois no Hemisfério Norte, nesse mesmo dia, inicia-se o outono.Do ponto de vista técnico, a primaveranão necessariamente coincide com a sua data oficial. Por exemplo: no ano de 2016, o seu início correto, segundo o portal Climatempo, foi as 11:20 do dia 22 de setembro.Mas o que marca, astronomicamente, o início da primavera?A data de início da primavera possui relação com um fenômeno chamado equinócio, que nada mais é do que o período do ano em que os dois hemisférios são igualmente iluminados pelos raios solares, de forma que os dias e as noites possuem, basicamente, a mesma duração.É válido lembrar, porém, que o equinócio exato só ocorre em um momento do ano, pois logo depois a luz solar vai gradativamente se inclinando para o hemisfério sul, fazendo com que, aos poucos, os dias vão se tornando cada vez maiores do que as noites. Quando esse processo atinge o seu ponto máximo, ou seja, o momento em que o dia estiver maior o possível, temos o solstício, que costuma ocorrer no dia 21 de dezembro, encerrando a primavera e iniciando o verão.Perceba, porém, que as estações do ano são apenas convenções. Pois, se pensarmos bem, a data de início da primavera é apenas o ápice do posicionamento da Terra em relação aos raios solares durante o movimento de translação. Pois, à medida que o tempo passa, mais próximo do verão estamos e gradativamente temos “menos primavera” com o passar dos dias.É válido mencionar que, não necessariamente, a primavera é a “estação das flores”. Isso porque essa estação provoca diferentes efeitos sobre os diferentes lugares, de modo que nem sempre essa época do ano obedece ao estereótipo do céu azul, sol radiante, temperaturas amenas e ambiente florido. No Brasil, por exemplo, nesse período, muitas regiões começam a receber as fortes chuvas, que costumam se iniciar no final do mês de setembro e no início do mês de outubro, prolongando-se durante quase todo o verão.No Brasil, é também durante a primavera que o fenômeno do El Niño se manifesta, atuando principalmente com a intensificação das chuvas no centro-sul do país e aumentando o período mais seco no norte e no nordeste.

 Por Me. Rodolfo Alves Pena
  

                          Espero ter ajudado,beijos Patrícia.