quinta-feira, 12 de julho de 2018

Parto

Parto
Parir
Dar a luz
Nossa tal acontecimento foi um parto!



Muitas vezes nos referimos a algo difícil ou doloroso como " foi um parto"!
E porquê?
A pelo menos 2 gerações o ato de parir mudou de cenário.
E como eu falo muito sobre o assunto aqui ,muitas seguidoras pediram mais informações.
Eu não sou profissional da saúde,bem longe disso.Mas leio,assisto palestras com médicos renomados sobre o assunto.
Não estou aqui para dizer faça um parto normal, parto natural,parto humanizado ou parto cesárea.Eu estou aqui para ajudar a informar.Ajudar a mulher gestante chegar a seu momento mais delicado e lindo sendo junto ao seu filho a protagonista .Estou aqui para ajudar a mulher chegar nesse momento sabendo tudo o que pode acontecer, que ela pode decidir em muitos casos ( quando não há intercorrências) e que ela pode sim ter um parto natural,sem intervenção.
Eu não sou cega sei exatamente qual é o cenário de "partos" no Brasil e no mundo hoje e exatamente por isso é que devemos empoderar a mulher ,dar todas as informações que ela necessita.
Tirar todas essas informações errôneas que os cesaristas de plantão nos fizeram acreditar por todos esses anos.
Inclusive que parto normal é parto de dor.Tem dor sim,mas não somente!
Respeito e respeito muito a decisão ou necessidade de muitas mulheres fazerem parto cesárea,eu fui uma que teve o filho via cesárea.E exatamente por isso,por estar nessa posição é que me sinto no dever de informar.
Eu tive medo, não fui informada,na época não tinha esse acesso de hj a informação e me arrependo completamente . Não sou frustrada quanto a meu tipo de parto, não me sinto ou me senti menos mãe de minha filha mas vi no mesmo instante em que ela nasceu que a escolha foi errada e eu não teria como mudar,como desistir.Foi feito!
Desde que o mundo é mundo as mulheres parem de forma natural, algumas se isolavam para ter seu filho.Se conectavam com esse momento.Depois de um tempo a "aldeia" começou a participar,outras mulheres auxiliavam o parto.Até  chegamos a descoberta que poderia ser um parto por cirurgia e graças a Deus descobriram isso porque muitas vidas são salvas diariamente por parto cesárea.
Eu entendo que nós nascemos com essa idéia de que o parto cesárea é o ideal, é rápido "sem dor".
Mas não é exagero dizer que o bebê precisa estar preparado para vir só mundo e só o trabalho de parto é quem determina isso ( exceto partos prematuros OK).
É importante para o bebê cada fase do trabalho de parto , inclusive o período de expulsão! Você já ouviu falar em microbiota ?
Através do parto vaginal o bebê tem contato com essa bactéria que é ótima para ele.
Tenho visto posts em referência a movimento de parto normal.Gente ninguém vai pegar uma grávida na rua e dizer daqui tu só sai quando parir pela vagina.
Claro que não!
Falar sobre parto vaginal é desmistificar muitos fatores.
Você já ouviu que mecônio indica parto cesárea?
Não necessariamente!
Você já ouviu falar que bebê grande indica parto cesárea?
Não necessariamente!
Você já ouviu falar que uma vez tendo feito parto cesárea só pode ser cesárea?
Não necessariamente!
É claro que alguns casos são realmente importante indicar o parto cesárea mas muitas mulheres estão sendo enganadas a anos em relação a necessidade de seu parto.
Essa semana uma amiga pariu via cesárea porque parou de dilatar.
Claro que o médico indicou cesárea , já estava a quase 24 hrs em trabalho de parto para quê a médica iria se submeter a mais horas esperando, estando a disposição?
Essa amiga está achando que foi o melhor, claro que eu não vou chegar no Puerpério dela e dizer : tua médica fez uma cesariana desnecessária né.Mas fez.
E é isso que é importante alertar.Para que a mulher e sua família saibam e não se deixem enganar!
No próximo post sobre parto falarei a pedidos sobre mitos e verdades e prós e contras OK.
E seguimos respeitando o direito de cada uma mas informando sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário