terça-feira, 5 de junho de 2018

Moradores de comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia receberão atendimento odontológico com tecnologia de ponta

Com o apoio de 120 voluntários, a meta para este ano é duplicar os cerca de 3.800 realizados em 2017

A ONG Doutores sem Fronteira tem desenvolvido um importante trabalho de atendimento odontológico a adultos e crianças que vivem nas comunidades indígenas da Amazônia brasileira. Além de orientações importantes sobre a saúde bucal, os profissionais utilizam as tecnologias da Dentsply Sirona para atender os pacientes em menor tempo e com maior qualidade.
Em 2017, no curto período de 30 dias, apenas nas Terras 7 de Setembro, em Rondônia e no Distrito de Nazaré, Lago de Cuniã, Pupunha, Boa Vitória, Calama, Papagaios, entre outras, os cerca de 120 voluntários fizeram mais de 3.800 procedimentos odontológicos.
Para este ano, o objetivo é chegar aos 5.000 procedimentos e a distribuição de 2.000 kits de escovação dentária. Com o apoio de empresas como a Dentsply Sirona, o projeto conta, hoje, com uma estrutura, que conta com oito cadeiras odontológicas portáteis, dois emissores de Raio X, dois sensores digitais, dois computadores, um CEREC, uma fresadora 3D, três motores Endodontia, além de materiais cirúrgicos, restauradores, entre outros.
Entre os dias 26 de junho e 8 de julho, cerca de 35 profissionais, entre dentistas, médicos e biomédicos, farão consultas a centenas de pessoas no Barco Hospital Walter Bartolo, no Rio Guaporé e Mamoé. De 9 a 20 de julho, será a vez os residentes de Paiter Surui, Uru-eu-wau-wau, Aikanã, Amondawa e Cinta Larga se consultarão com outros mais de 80 voluntários, entre eles dentistas, médicos e biomédicos, agrônomos e biólogos. Nos dias 20 a 31 de julho, outra equipe de 60 profissionais estará fazendo as consultas na UBS das comunidades ribeirinhas localizadas na região do Baixo Madeira Distrito de Nazaré, Lago do Cuniã e Papagaios.
“A gente só fazia os procedimentos de atenção básica, restauração, limpeza e extração”, lembra a dentista Cris Evelen, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Porto Velho. A chegada dos equipamentos chamou a atenção da população e aumento ainda mais a adesão ao projeto.
Segundo Felipe Machado, diretor da ONG, tratam-se de materiais de última geração que não estão disponíveis na maior parte das clínicas pelo país. Os consultórios dos Doutores sem Fronteira, por vezes em barracas improvisadas, transformaram de fato a saúde bucal na região.
“Quando eu vi chegarem os produtos na aldeia, eu senti uma emoção. Quando chegou o CEREC, eu não acreditei naquilo, eram umas caixas enormes. Eu chamei todo mundo e disse: gente chegou a máquina que faz dente. Toda a equipe se mobilizou para ajudar, para ser voluntário”, conta Neidinha Surui, presidente da ONG Canindé que coordena projetos sustentáveis na região.
Mas não bastaria ter tecnologia, se não houvesse a dedicação de toda uma equipe de especialistas que realizam desde os procedimentos mais simples, como a remoção de tártaro, até cirurgias complexas e sofisticados implantes dentários. São profissionais que estão dedicando suas vidas ao bem de quem precisa. E um sorriso bonito é a maior recompensa. “Para nós, eles trouxeram esperança, muita esperança”, resume o líder indígena Rubens Suruí. “Não existe no mundo projeto igual a esse”, festeja Caio Machado. 
Mas o sonho não acabou: para este ano, o objetivo é implantar o programa “Sorrisos da Amazônia”, a fim de equipar consultórios odontológicos em três comunidades ribeirinhas e três aldeias indígenas. Para saber mais sobre o projeto, acesse: www.doutoresemfronteiras.com.br .
Sobre a Dentsply Sirona 
Resultado da fusão entre duas gigantes do setor odontológico, a Dentsply Sirona é o líder mundial em soluções e tecnologias em odontologia profissional, tendo a maior infra-estrutura de serviços e de vendas no setor odontológico global, com cerca de 15.000 funcionários em todo o mundo. Sediada na cidade de York, Pensilvânia (EUA), a empresa é listada na NASDAQ (XRAY). 
Liderada no Brasil pelo Vice-presidente, Gerente Geral da América Latina, Rodrigo Canelhas, a empresa oferece soluções nas áreas de Imagem, CAD/CAM, Restauração, Próteses, Implantes, Endodontia, Consultórios e Instrumentos.