quinta-feira, 24 de maio de 2018

Vernix Caseoso

Você sabe o que é vernix caseoso?

Como não não todo dia que presenciamos um parto real ,muitas novelas e filmes nos fazem acreditar que os bebês nascem no máximo com um pouco de sangue no corpo.

As vezes sim ,mas também acontece de nascerem bebês assim como na foto abaixo,com essa gordura.




Vamos lá,vérnix caseosa é um material gorduroso branco, que é formado pelo acúmulo de secreção das glândulas sebáceas e inclui células epiteliais e lanugem, que recobrem a pele ao nascimento. Esse material pode estar presente sob a forma de uma camada muito fina ou muito espessa e que normalmente desaparece sozinho em torno de 24 horas. Em poucas horas depois do nascimento podemos perceber a pele do bebê sem a camada protetora.

Em geral bebês mais maduros, com mais de 40 semanas apresentam menos vernix. Já os mais prematuros costumam nascer protegidos pela substância.

Durante a vida intrauterina, o vérnix protege a pele do bebê impermeabilizando e fazendo uma barreira contra ações bacterianas. Após o nascimento ele continua proporcionando proteção ao bebê portanto exceto em situações específicas, ele NÃO deve ser retirado.

A manutenção da barreira protetora da pele logo após o nascimento é de fundamental importância para uma boa adaptação extra-uterina, como também para uma boa termorregulação.Por termorregulação digo a temperatura do bebê,o vernix segura a temperatura do bebê o que faz com que ele não perca tanto peso nas primeiras horas de vida visto o gasto energético que ele sofrerá para manter esse controle se o vernix for retirado.

Após o nascimento, ele continua protegendo a pele, porém, após as 24 horas de vida sua remoção é recomendada para evitar infecções e alergias causadas pela alta umidade. Em alguns casos, sua remoção deve ser realizada logo após o nascimento, como é o caso de crianças filhas de mães com HIV, historia de infecções prévias e perinatais, e também
em casos de líquido amniótico meconial ou fétido.

Por todos os benefícios que traz a vida do recém nascido os médicos recomendam não dar banho nas primeiras 24hrs de vida ou no máximo retirar o excesso caso seja dá vontade dos pais.


Imagem com autor desconhecido .

Nenhum comentário:

Postar um comentário