quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Meu Relato de Parto 8 anos depois!

Depois de 8 anos e 7 meses eu ainda me lembro como se fosse hoje.

Será que um dia esquecemos do "melhor dia de nossas vidas?"

Antes de relatar de fato eu gostaria de esclarecer que decidi compartilhar com vocês esse momento para que nenhuma mãe chegue desinformada na maternidade.Esse é um propósito meu com o blog Maternidade Literária.Levar informações.



Pois bem,antes de engravidar eu era convicta de que faria parto cesárea.
Pensava para quê eu vou ficar sofrendo se posso fazer um parto cesárea muito mais rápido e menos dolorido.Melhor sentir um pouquinho de dor por dia do que chegar a exaustão de dor.
É eu pensava assim ,quem diria.
Mas quando a maternidade bate na porta tudo muda.
Logo que descobri a gestação ( 5 semanas) eu comecei a assistir todos os programas de parto no canal Discovery Home & Health sério, todo dia eu assistia para me preparar para o parto.
Incrível que assim que gerei uma vida já associei ao parto normal e fui assistindo para saber o que fazer.
Hoje tenho certeza que editaram as partes mais importantes ...Viva o YouTube, porque não esperei mais uns anos para engravidar né?
Toda essa tecnologia de hoje facilitando , informando tanto ...
Antes de engravidar eu optei por pagar um convênio empresarial que me desse o conforto de internação em apartamento e um leque maior de médicos .
Então quando comecei a busca por meu Ginecologista/Obstétra achei que estava arrasando.
Começaram aí minhas decepções.
Meu Ginecologista/Obstétra foi muito desumano.Mas as outras Gestantes gostavam dele e eu sendo gestante de 1° viagem continue com o Poderoso Gineco.
Resumindo os fatos da gestação para seguirmos ao grande dia.Foi basicamente assim:
Só fiz 3 ultrassons durante a gestação sendo o segundo o morfológico pedido após a data indicada.
Relatei uma perda de liquido com 28 semanas  e só relatei porque tinha certeza que não era urina.
Pois ele me desenganou dizendo que era normal e não pediu um ultra para ter certeza.
Não fiz o temido exame da curva glicêmica,mesmo tendo casos de diabetes na família.
Não fiz exame do cotonete também.
Mas segundo as outras Gestantes ele era um ótimo médico.
Bom sem contar o fato de que eu já comecei um pré natal sabendo que eu ficaria ao plantão proverá ( Deus proverá).
Sim hoje eu sei que o ginecologista/obstetra não pode se recusar a fazer o parto se ele iniciar um pré natal ,que a família pode denunciar o médico a ANS mas na época eu não sabia.E segui com a certeza de que estava bem assistida pelo convênio.
Bom visitei a maternidade por volta das 32 semanas inclusive entrei no quarto que eu viria a ficar.
Tudo lindo maravilhoso.
Bora esperar Helô.
Com 36 semanas fui a última consulta do pré natal com meu Obstetra ,ali ele me sugeriu seguir semanalmente até a data prevista do parto a ir ao Pronto Socorro e acompanhar o fim da gestação.
Minha consulta foi numa segunda feira.Eu já estava exausta , não conseguia comer,dormir,respirar,andar ,e continuava a passar mal assim como no início da gestação.
Então sai da consulta decidida a ir no dia seguinte ao Pronto Socorro ver no que que dava.
Eu falei que assisti a centenas de capítulos de parto no Discovery Home & Health??
Pois é não adiantou de nada.
Então fui no dia seguinte ao PS.
O médico fez exame de toque e eu estava com 1 cm dilatação mas não estava sentindo nada além do desconforto que esse fim de gestação trás.
Foi pedido cárdio para ver o batimento cardíaco da Helô e estava OK.
Fiz um ultra e nele foi diagnosticado redução de liquido grau 2 .
Helô tinha liquido mas não podia esperar a data do parto.
Como eu estava despreparada mas estava bem fui orientada a ir para casa e voltar no dia seguinte já com a carta de internação.
Voltei avisei o papai que me internaria no dia seguinte mas ele não levou muito a sério.
Dormi bem.
No dia seguinte papai foi trabalhar normalmente mas sabendo que a qualquer hora poderia ter de ir a maternidade me encontrar.
Levantei tranquila,fui fazer um xixi antes do banho e ao me limpar vi sangue.
Mas como era pouco e eu já estava indo para Maternidade fiquei tranquila.
Minha sogra me acompanhou e minha irmã foi ficar comigo lá.
Antes de entrar para internação comi de teimosa.
Lembro perfeitamente que o pão de queijo estava delicioso e não me enjôo.
Foco Patrícia RS...
Com ultra comprovando a redução de liquido e carta de internação em mãos foi tudo rápido.
Bora fazer outro toque e 1cm .
O médico plantonista perguntou o tipo de parto que eu queria ( pensei nossa é assim?)
Eu respondi que normal né, normal que é bom.😂😂😂
Então fui aguardar para fazer todo procedimento de novo cárdio e ultra ,mas nesse intervalo comecei a sentir uma for estranha,fraca mas que incomodava.
Minha irmã mais apavorada que eu já foi atrás da médica que aliás já tinha trocado plantão, então não era o que iniciou meu atendimento.Ela falou com a médica sobre minha queixa e logo me chamou para exame:
Vai agora vocês podem rir porque hoje eu sorrio deste momento...
Hum Patrícia né? Ela disse...
Eu : Sim
Ela:Mas você pediu parto normal não foi?
Eu : Sim é melhor né..
Ela me olha com aquela cara que diz: E quer que o bebê deslizei igual Quiabo e você não sinta dor?
Eu entendi bem a cara dela e logo respondi: Querer ,querer o normal eu não quero né ,mas é o melhor.
Sem nem questionar ou me orientar ela logo jogou: Então você agora quer cesárea?
Eu imediatamente respondi que sim.
Isso já deveria ser umas 15hrs.
Eu estava com minha irmã e o papai já estava a caminho.
A partir daí eu começo a me preparar para cesárea.
As enfermeiras conferiram se eu estava sem esmalte até me ofereceram algodão e acetona.
Troquei minha roupa para o avental do hospital.
Subi para o pré parto e perdi o contato com todos, não sabia se meu esposo havia chegado com a mala de maternidade,sim eu saí de casa sem as malas 😂😂.
Já no pré parto junto a umas 6 outras grávidas fui colocada no soro, não lembro porque o soro já que meu incomodo era baixo e eu faria cesárea.
Lá dentro eu perdi totalmente a noção do tempo.
De repente uma enfermeira entrou e disse:
OK quem é a próxima?
Hoje penso nossa ,quem é a próxima? Aquilo era o que um pré parto ou abatedouro???
Mas na hora da pergunta eu fui bem rápida e respondi que eu estava pronta.
Bom já que seria cesárea para quê ficar ali né?!
A enfermeira perguntou o nome do meu esposo, conferiu ele estava lá.Eu já estava preparada com touca ,sapatinho descartável e tudo mais...
Fui para sala de parto e lembro da enfermeira colocar a sonda porque após a anestesia eu perderia o controle da urina.
Ela colocou a sonda ,senti um leve incomodo e o anestesista já estava lá para aplicar a hack.
Me explicou o procedimento que eu deveria não me mexer e que tudo iria corre bem.
Deitei por uns minutos sozinha.
Dali me lembro do meu esposo ao meu lado ,dos médicos mexendo em minha barriga,senti que eles estavam cortando mas não senti dor.
Algum tempo depois perguntaram ao meu esposo se ele queria ver Helô nascendo de fato ele preferiu não ver e ficou ao meu lado...
Senti a pressão...
O médico chamou o papai para cortar o cordão...
Helô não chorou na hora,mas a colocaram pertinho de mim por um minuto não mais que isso, não consegui toca-la porque estava com os braços afastados ...
Então a levaram para os procedimentos seguintes ,papai saiu da sala e eu fiquei ali digamos que sozinha enquanto os médicos batiam um papo paralelo ao melhor momento da minha vida ,eu sentindo uma vontade imensa de dormir ao ponto de não conseguir nem falar de tanto sono mas o medo de acharem que eu morri 😂😂 não me deixou dormir.
Mas eu queria ,sabe aquele sono gostoso ,eu queria aceitar e dormir mas não dormi com medo de no papo paralelo deles me ignorarem...
Helô nasceu às 18:14 e eu fui para o pós parto já um cantinho separado das Gestantes do pré parto.Fiquei deitada completamente e no escuro ao som da movimentação sem cuidado das enfermeiras.
Eu sabia que assim que meus pés mexessem me levariam para o quarto e eu poderia ver minha filha....
Mas não foi isso que aconteceu...
Todas,eu digo todas as Grávidas que deram a luz depois de mim foram ao encontro de seus bebês e eu continuei ali no escuro ao som das enfermeiras sem conseguir dormir e descansar ,sem ver minha filha ,sem falar com meu esposo,sem ver minha irmã , sozinha , impotente.
No meio da madrugada uma adolescente chegou abortando porque tomou algum remédio e fez daquela noite um verdadeiro inferno...
Batia na parede,chorava alto,reclamava,mandava tirarem logo "aquilo" dela ,foi uma noite muito longa e não porque eu estava cuidando do meu Bebê , amamentando ou coisas do tipo que deveriam estar acontecendo...
No dia seguinte me mudaram de lugar agora eu estava no lado do pré parto,a única que havia parido e estava lá sem o filho...
Houve troca de plantão e ninguém me explicava porque eu ainda estava lá...
Sozinha a mais de 12hrs após o parto...
E minha filha estava sendo alimentada???
Depois da troca de plantão EU pedi para levantar porque queria tentar conseguir abrir a porta e ver alguém conhecido do lado de fora,saber da minha filha.
A enfermeira veio me ajudar a levantar mas eu não conseguia,tinha degrau eu tive medo de cair e não conseguia esticar o corpo ,tudo doia muito.
Mas eu precisava saber da minha filha e me esforcei consegui levantei ,aos curtos, curtíssimos passos fui ao banheiro e voltei... Finalmente vi minha irmã do lado de fora...
Gente ela dormiu no banco de espera do lado de fora do pós parto.Ela quem foi lá e escolheu a 1° roupinha da Helô e ela quem ficou ali para me dar notícias da Helô.
Estava tudo bem ,eles estavam dando fórmula para ela.
Bom eu achava naquele época que tudo bem dar fórmula.
Fiquei até as 15hrs no pós parto,quase,quase 24 hrs após o parto longe da minha filha por nada menos que vaga em quarto individual.
Pois é eu paguei anos para ter o conforto de ficar em apartamento sozinha com meu esposo e filha e quando precisei não tive.Não tinha quarto no hospital ,estava lotado,eles não podiam rebaixar meu plano mas podiam me deixar longe da minha filha.
Mas OK estávamos todos juntos finalmente.
Logo que cheguei ao quarto uma enfermeira veio me auxiliar no banho,na verdade consegui banhar sozinha direitinho ela ficou lá por segurança até porque fiquei muito mais horas deitada do que deveria.
Banho tomado finalmente meu pacotinho de amor veio ao quarto  e eu não acreditava que ela era minha...Eu tinha um bebê... Tão pequenina,delicada e boazinha.Não me lembro dela chorar consideravelmente na maternidade.
Enquanto fiquei longe o hospital ofereceu a ela sem me informar a fórmula.Ofereceram no copinho para não pegar vício no bico .
No quarto em um momento de medicação eu questionei uma enfermeira sobre a amamentação,ela veio apertou meus seios e disse que eu ainda não tinha leite.
Para mim OK acho que é assim mesmo ,pensei.
Então continuaram oferecendo a fórmula  de 3 em 3 horas às vezes até mais e olha que eu ligava na enfermagem cobrando o leite.
Em nenhum outro momento tentaram colocar Helô no meu peito ou me explicar como fazer.
Tive alta no 3° dia a noite.
Na volta para casa já passamos na farmácia e compramos a fórmula.
Mas em casa eu tinha uma bombinha de extração e fui tentando tirar e tentando colocar Helô no peito .
Não conseguia fazer ela pegar o peito todos que vieram encheram minha paciência com palpites e nada de solução.
Então no 5° dia pós parto finalmente tive leite e comecei de fato a extrair e dar na mamadeira , afinal a criança precisa do meu Leite fosse como fosse.
Bom queridos essa foi minha experiência com parto cesárea em hospital particular.
Hoje em dia existem muitos sites ,blogs,revistas ,coach, assessoria para guiar a mulher, gestante, mãe e seus familiares sobre direitos e deveres.
Hoje sei que sofri violência obstétrica ,na verdade na época já sabia mas não queria esse peso para mim a estadia na maternidade foi muito decepcionante.Eu só queria curtir minha filha.
Hoje se eu engravidar novamente faria tudooooo muito diferente ,tudo graças as redes sociais que me proporcionam cada dia saber,entender mais sobre o que envolve esse momento.Mas não somente as redes sociais,como produtora de conteúdo participo de muitas palestras com profissionais renomados.
E devido a minha experiência com parto cesárea, hospital particular é que eu digo não seja pré conceituosos quanto ao  parto e atendimento em hospitais e maternidades públicas.
É fato ,fato mesmo que a mulher atendida na maternidade pública está muito bem assistida quanto ao incentivo ao parto normal e a amamentação desde a primeira hora de vida.
Claro ainda precisamos evoluir muito mas eu faria meu segundo parto via SUS tranquilamente.
Tendo em vista o conhecimento de meus direitos hoje.

Então esse é meu relato de parto e observações finais.Deixe no comentário sua experiência também.

3 comentários:

  1. Puxa Paty...quantas emoções no seu parto.
    Infelizmente ainda temos muito despreparo e falta de respeito.
    Fiquei emocionada com seu relato
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, quanta falta de empatia. Eu tive meu baby em maternidade pública (apesar de ter plano de saúde e que também me dava direito de ficar em apartamento), mas optei mesmo assim pelo SUS, graças à Deus foi tudo muito tranquilo, escolhi a posição em que queria ter o bb,minha mãe e meu esposo ficaram cmg durante todo o tempo de pré parto e parto, no pós só o meu esposo ficou! A maioria me julgou muito por n ter pelo plano, mas queria normal e sabia que lá eles me "empurrariam" para uma cesária.

    ResponderExcluir
  3. Bem bacana seu relato Patrícia. Comigo foi o mesmo encaminhamento só que há 31 anos atrás. Hoje muita coisa mudou. Graças a redes de apoios seguimos divulgando e informando mais e mais mulheres. O SUS está inserindo doulas voluntárias que agora fazem parte desse processo de humanização do parto. Vale a pena conhecer.

    ResponderExcluir