terça-feira, 29 de agosto de 2017

Qual o tempo ideal para o bebê começar a andar e falar?

Especialista em primeira infância, a Kiddo convidou uma psicóloga para falar sobre este período tão especial do desenvolvimento dos bebês

Uma das principais preocupações dos pais é saber qual é o tempo ideal para o bebê começar a andar e falar. Ainda que a maternidade seja única e cheia de particularidades, muitos insistem em se espelhar no histórico de outras crianças e compará-lo ao comportamento de seus filhos.

Segundo a psicóloga Juliana Germinari, especialista da Kiddo, o tempo ideal é o tempo da criança. Isso porque, ele é relativo ao seu desenvolvimento. “Cada indivíduo tem uma história, que vai sendo escrita de acordo com os estímulos que recebe e, sobretudo, com as condições de saúde que apresenta. Algumas começam a falar e a andar mais cedo, outras demoram mais e assim por diante. É importante respeitar a trajetória do filho e apoiá-lo sempre”, explica.

De forma geral, alguns bebês começam a balbuciar as primeiras palavras por volta dos seis meses de idade e a dar os primeiros passinhos por volta de um ano. “Mas, caso o bebê ainda não tenha começado a falar e andar nesse período e os pais estiverem preocupados, o ideal é procurar a ajuda do pediatra para esclarecer as dúvidas. Este profissional é responsável por acompanhar o desenvolvimento da criança e poderá avaliar com propriedade se realmente existe algum problema real ou se é apenas o tempo de maturidade que é diferente”, finaliza Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário