domingo, 20 de agosto de 2017

Porque Amamentar é tão importante!

Hoje 31/08 2017 encerramos o Agosto Dourado!



E por isso a data merece um post especial do Evento mais lindo e completo que tivemos no mês!
A convite da Baby Roger e sua ótima Assessoria Comunicação Lilás fui a comemoração do Agosto Dourado-Aleitamento Materno vale Ouro.



Ele aconteceu no Hospital Leonor Mendes de Barros localizado na zona leste de São Paulo.
O Hospital Leonor Mendes de Barros é referencia em aleitamento materno e doação de leite humano em São Paulo.
Fazem lá um lindo trabalho que se inicia no pré-Natal da gestante tendo continuidade no nascimento e crescimento do bebê.
A mãe que ali chega é assistida por profissionais super capacitados em aleitamento materno.
É de conhecimento que nem sempre a mulher tem facilidade para amamentar ali ela recebe todas as instruções para o sucesso.
Já na UTI Neo se encontram os bebês que precisam muitas vezes de doação de leite humano,seja ele de sua mãe ou de terceiros.
E para facilitar esse momento o Hospital conseguiu uma parceria fantástica com a Medela que forneceu para eles Extrator de leite para facilitar esse momento tão delicado e para que a mãe não corra o risco de não poder mais amamentar esse bebê que muito precisará do leite mais completo.
Aproveitando que estou falando sobre os prematuros ou bebês de UTI em todo caso ,a Dra.Maria José Guardia Matar falou sobre MICROBIOMA :



Foi mostrado como o Leite Humano ajuda na Expansão da Microbiota intestinal e como induz a maturação do sistema imunológico do RNPT.
A palestra dela por sí só rende um post fantástico.
Também estiveram presentes Dr. Yechiel Moises Chencinski que nós levou dados sobre como a mulher é recebida no mercado de trabalho inclusive .
E sim teremos um post exclusivo sobre o assunto.
Também tivemos o prazer de ouvir o Dr. Corintio Mariano Neto.Ou seja tive uma manhã bombardeada de grandes e importantes informações sobre Amamentação.



Já mencionei aqui no blog que eu não tive uma amamentação bem sucedida.Mas nem por isso eu não tenho intenção de Amamentar meu próximo filho.
Aliás após pesquisar e ouvir muitas palestras sobre o tema vi que sim eu poderia ter tido sucesso na amamentação e não eu não fui assistida, não tive orientação e muito menos apoio neste momento tão importante da maternidade e não eu também não sou e não fui a única a passar por isso.
Na realidade a muito mais mulheres não amamentando por falta de auxílio do que nós imaginamos.
E os motivos são diversos.
A campanha da SMAM 2017 fala exatamente sobre isso, como nós como sociedade podemos colaborar para a amamentação bem sucedida!
Nós imaginamos que amamentar é uma tarefa única e exclusiva da mãe ,a lactante já que ela é quem pode fornecer esse alimento tão rico ao bebê.Mas até mesmo a amamentação demanda união.
Não vou voltar muito no tempo mas poderia.Vou ressaltar que durante a gestação já poderíamos preparar essa mãe para este momento que demandará muita dedicação e esforço dela.
Muitos imaginam que quando o bebê nascer nascerá uma mãe e ali ainda na sala de parto haverá uma ligação extraordinária entre eles que facilitará qualquer que seja os desafios dá maternidade, inclusive a amamentação.
Eu sempre acreditei que nós como mamíferos fomos feitos para isso,para a amamentação e ainda acredito.Mas hoje com a certeza que esse ato exige muito conhecimento , maturidade e dedicação.
Você sabia que nós humanos em nossa função de mamíferos somos os únicos que não nascemos sabendo como se alimentar?!
Bom já disse isso também em outros posts.
Mas é incrível, não é mesmo? Parece até que sabemos que caso de errado teremos outras opções.
Mas infelizmente essas opções não devem ser aceitas sem antes insistirmos na mais completa e importante que é a amamentação materna.
Não vou nem falar sobre a linda ligação que se dá ao amamentar no seio,vou me referir apenas aos benefícios a saúde e por incrível que pareça meio ambiente.
O leite humano materno é sem sombra de dúvidas o mais rico e completo alimento existente para o bebê que acabou de nascer. É recomendado que o bebê seja alimentado dessa forma até os 6 meses de vida,se houver uma amamentação exclusiva e prolongada maravilhoso para mãe e bebê.Mas acreditasse que poderíamos ir além e amamentar ainda mais essa criança.
O leite é essencial na infância nós que criamos o hábito de toma-lo ainda na fase adulta mas também não vou entrar nessa questão porque o assunto renderia muito.
Podemos falar sobre isso em outro post.
Essa foi basicamente minha impressão sobre a comemoração e tudo que foi dito!
Ressalto o "basicamente" porque ainda falaremos muito sobre Amamentação !
Nossa sociedade ainda é muito despreparada mas isso mudará com o apoio de todos nós.
Deixarei abaixo alguns sites que podem auxiliar muito :

#euapoioleitematerno
#todosjuntospelaamamentacao
#smam
#smam2017
email: spspmoises@gmail.com


PS: Durante este mês de Agosto os bebês que pelo Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros passaram receberam essa linda camiseta  



Agradecimentos:
Lansinoh por fornecer o lindo laço Dourado que foi usado no dia.
Medela por fornecer os extratores de leite para a Maternidade.
Baby Roger por patrocinar este evento e por estar iniciando uma linda parceria junto a maternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário